5 Tendências globais no recrutamento de pessoas através das Redes Sociais

linkedinO mundo do recrutamento de pessoas está mudando cada vez mais rápido. E os recrutadores estão aproveitando cada vez mais o potencial das redes sociais para buscar bons e competentes profissionais. Podemos identificar 5 tendências globais nesta nova forma dos recrutadores encontrarem os profissionais nas redes sociais, em especial no Linkedin.

Tendência 1 – Os recrutadores estão confiando cada vez mais nas redes sociais para contratar profissionais

Você está cansado do seu trabalho ou quer melhores condições financeiras ou mesmo tem um emprego dos sonhos que há tanto almeja, porém, não sabe direito como consegui-lo, não tem os contatos necessários para apresentar sua magnífica experiência e capacidade. Pois, saiba, há um recrutador que busca por você. Ele também quer encontrar você e contratá-lo.

Minha dica: Vá onde os recrutadores estão. Utilize as redes sociais, especialmente o Linkedin para mostrar do que você é capaz e como é digno de ser contratado para o emprego que tanto quer.

a) Construa o seu perfil no Linkedin, atualize-o sempre e aumente sua rede de contatos.

b) Faça-se presente no Linkedin e compartilhe conteúdos relevantes de modo programado. Faça parte de grupos que de acordo com sua profissão ou tema de interesse e seja atuante. Mostre que está envolvido.

Tendência 2 – Os recrutadores estão utilizando cada vez mais dados para acertar nas contratações

Os recrutadores estão utilizando a análise de dados para encontrar a pessoa certa, com as habilidades, conhecimento, paixão e competência que o trabalho exige.

Minha dica:

a) Utilize palavras-chave no seu perfil, descrição do cargo, páginas da sua empresa. Escolha com cuidado as palavras-chave e não tenha medo de utilizá-las no seu perfil.

b) Pense o que o distingue dos outros candidatos e coloque no seu perfil. Por que o recrutador escolheria você e não outro que tem as mesmas qualidades suas?

c) No perfil você tem a possibilidade de colocar vídeos, apresentações, artigos, etc. Isto pode ser uma ótima forma de você se destacar dos demais. Use com cuidado e qualidade.

Tendência 3 – Os empregadores estão investindo cada vez mais na gestão das suas reputações

Os empregadores sabem que você está buscando ótimos lugares para trabalhar e sabem que você facilmente poderá descobrir a reputação da empresa.

Minha dica: Visite a página da empresa para conhecer se realmente vale a pena trabalhar naquela empresa. Veja o que os funcionários falam da empresa ou se nem compartilham algo a respeito. Participe das conversas na página da empresa, coloque suas observações, reflexões, analise e mantenha-se envolvido.

Tendência 4 – As empresas estão buscando valorizar cada vez mais os seus próprios funcionários

Muitas empresas estão percebendo que vale mais a pena reconhecer os talentos de seus próprios funcionários e promovê-los para cargos superiores do que buscar novos empregados.

Minha dica: Olhe para a página da sua empresa no Linkedin e veja quais vagas de emprego estão disponíveis. Como você já tem uma rede interna de contatos poderá disponibilizar-se de modo adequado, conforme suas habilidades, para uma das vagas.

Tendência 5 – As empresas estão analisando a possibilidade de “recrutamento móvel” para conectar-se com quem está em movimento

Este tipo de recrutamento está ainda na sua infância, mas há grandes possibilidades de desenvolver-se. E, com certeza, haverá muitos candidatos para utilizar esta forma.

Minha dica: Utilize o aplicativo do Linkedin para celular para encontrar e ser encontrado pelos recrutadores.

Aproveite estas tendências das empresas para mostrar-se e sair do anonimato no Linkedin. Com certeza você terá ótimas propostas de trabalho.



Author: Amarildo Ferrari
Especialista em Linkedin Marketing, Geração de Leads, Trafégo para site e Vendas com Linkedin.

Deixe uma resposta